O cineasta Rodrigo Aragão dará um curso de maquiagem especial, no Sesc Arsenal, em Cuiabá, entre terça-feira (24) e sábado (29). O curso iniciará a partir da história da metamorfose no cinema, de Lou Chain a Face Off, logo partindo para a parte prática com o conhecimento dos materiais, seus usos e cuidados.
Serão estudadas as técnicas de transformações em 2D e criação da ilusão de profundidade, também com aulas dedicadas à prática de pintura e conhecimento do látex, principal item no kit.
Outras técnicas, como a prática de ferimentos em 3D, a fabricação de massa moldável caseira e a produção de materiais, também farão parte da experiência de pôr a mão na massa e a mistura de técnicas. Com o adendo do estudo dos cabelos e suas aplicações e os conhecimento dos zumbis de gelatina de Rodrigo Aragão e da zumbificação em geral, o curso será um compilado completo sobre a arte das maquiagens de efeitos especiais.
São oferecidas 20 vagas. De terça-feira a sexta-feira, o curso será das 18h às 22h, e no sábado, das 14h às 18h.
Desde os anos 90, o trabalho de Rodrigo despertou o interesse da mídia. Em 2001, Rodrigo Aragão apresentou uma proposta ousada: Mausoleum, um espetáculo de horror itinerante. O primeiro longa, em 2008, Mangue Negro tornou-se um “Cult instantâneo”, abrindo as portas para festivais e distribuição internacional.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/08/14/rodrigo_arag__o-3942713.jpg)
Rodrigo Aragão ao lado de uma de suas criações no espírito Santo — Foto: Divulgação/Rodrigo Aragão
Em 2011, Rodrigo Aragão lançou “A noite de chupacabras”, dando uma face a terrível criatura que povoa o imaginário popular. Em 2013, foi a vez de Mar Negro, longa mais ambicioso de Aragão. Ainda em 2013, o cineasta teve a honra de ser declarado sucessor do Mestre do Terror Brasileiro, José Mojica Marins, o Zé do Caixão.
Rodrigo recebeu homenagem em Tóquio, em 2014, onde seus três primeiros filmes ficaram em cartaz por um mês. Nesta escalada de sucessos, Aragão realizou, em 2014, o sonho de trabalhar lado a lado com o próprio Mojica, no filme As Fábulas Negras (2015), cuja primeira exibição aconteceu na importante Mostra de Cinema de Tiradentes – MG.
Os interessados, que devem ter acima de 16 anos, devem procurar o Sesc Arsenal, em Cuiabá, e preencher um formulário de inscrição e doar 4 litros de leite na administração da instituição. Mais informações pelo telefone: (65) 3611-0550.