Uma história na minha esquina escolherá os melhores textos de estudantes de jornalismo

A piauí lança hoje o concurso Uma história na minha esquina, que vai premiar e publicar os melhores textos feitos por estudantes de jornalismo.

A seção Esquina está presente desde a primeira edição da revista piauí, em outubro de 2006, e reúne textos mais breves. São histórias de todo canto, sobre pessoas, lugares e acontecimentos, que muitas vezes passariam longe do noticiário. Os textos são feitos com o mesmo rigor de reportagens mais extensas da revista e do site e passam por um trabalho atento de edição, checagem e revisão. Na forma, porém, muitas vezes se assemelham a pequenos contos.

Entre os mais de 1 500 textos já publicados nas Esquinas estão um serviço de telegrama anônimo para pessoas com mau hálito, um mordomo brasileiro nas Arábias que recebe todo tipo de demanda extravagante, a maratona de CPIs de um senador da República, a morte e a vida de um casal de cisnes no Parque Guinle e as origens do cupuaçu

O concurso Uma história na minha esquina busca textos originais feitos nesse espírito. Não há restrição de temas ou lugares. Talvez a boa pauta esteja realmente na sua esquina.

Jornalistas da piauí selecionarão os vencedores, observando a qualidade da apuração e do texto.

Os três vencedores serão convidados a publicar seus textos no site da piauí e a premiação será a seguinte:

1ª colocação 4 mil reais + um kit piauí/Companhia das Letras (com livros e brindes)

2ª colocação 3 mil reais + um kit piauí/Companhia das Letras (com livros e brindes)

3ª colocação 2 mil reais + um kit piauí/Companhia das Letras (com livros e brindes)

Regulamento:

Os textos originais devem ter entre 4 mil e 7 mil toques (caracteres com espaço). O autor pode deixar anotações sobre a reportagem à parte (indicando, por exemplo, links e documentos que facilitem a checagem dos fatos). 

O participante deve ter ao menos 18 anos e estar matriculado em um curso de jornalismo em uma universidade brasileira, em qualquer período.

Só serão aceitos textos enviados para o e-mail concurso@revistapiaui.com.br até o dia 11 de novembro de 2024, em arquivo Word.

É necessário enviar na mesma mensagem de e-mail um currículo (anexado ou colado no texto) ou um link para o perfil do Linkedin ou portfólio digital.

Qualquer desrespeito às regras acima poderá implicar a desqualificação do candidato.

Se for detectado o uso de plágio ou ferramentas de inteligência artificial, o texto estará automaticamente descartado.

O resultado será divulgado até o dia 27 de novembro no site da piauí.

Como é padrão na revista e no site, as Esquinas escritas pelos finalistas passarão por edição, checagem e revisão antes de serem publicadas, e todas essas fases serão acompanhadas pelo autor.

Boa sorte!

A redação da piauí



Piauí Folha

Talvez te interessem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


© Copyright Meu Portal de Notícias 2022. Todos os direitos reservados.