Polícia Civil divulga imagem de suspeito de aplicar ‘golpe da floricultura’ em Teresina
Divulgação/Polícia Civil
O suspeito de aplicar o “golpe da floricultura” em Teresina, teve a imagem divulgada pela Polícia Civil do Piauí nesta quarta-feira (16). Segundo a delegada Amanda Bezerra, da 8ª Delegacia Seccional, o homem se apresenta como motoboy e utiliza máquinas de cartão para cobrar a “taxa de entrega” de uma falsa encomenda de flores.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
A Polícia Civil do Piauí solicita que informações e denúncias que possam contribuir com a identificação e localização do suspeito sejam repassadas por meio do Disque-Denúncia, no telefone 181. Outras eventuais vítimas que ainda não registraram o boletim de ocorrência podem procurar a 8ª Delegacia Seccional. O sigilo do denunciante é garantido.
“Temos imagem do suspeito, mas precisamos de ajuda das pessoas para identificar e qualificar. Ele foi reconhecido pelas vítimas. Fez várias [vítimas] em diversas zonas. Ele não é brasileiro nato e tem sotaque estrangeiro”, informou a delegada Amanda Bezerra.
Pelo menos quatro mulheres registraram Boletins de Ocorrência entre os dias 20 de junho e 4 de julho e denunciaram ter sido enganadas pelo homem. Uma das vítimas teve prejuízo de R$ 900.
🔎 No “golpe da floricultura”, o criminoso se disfarça de motoboy, contata a vítima, informa que há uma encomenda de flores destinada à ela e que irá efetuar a entrega mediante o pagamento de uma taxa. Ele então a convence a pagar por uma máquina de cartão.
“Ele se passa por um contato de uma floricultura, dizendo que está indo deixar flores para a vítima, normalmente mulher. Vai na casa dessa vítima e pede o cartão para passar o frete, o valor da locomoção, como se fosse um aplicativo de transporte por motos. E aí ele pega o cartão e passa valores diversos”, explicou a delegada.
“É possível que haja mais vítimas, tem algumas que não denunciam ou porque ainda não viram ou porque o cartão não passou por algum motivo”, comentou.
Como se proteger
Em 15 dias, quatro mulheres são vítimas de ‘golpe da floricultura’ em Teresina; saiba como se proteger
Reprodução
Para se proteger de golpes, é fundamental adotar medidas de segurança.
“É importante não fornecer seus cartões de forma alguma, não entregar senhas, não fazer transações sem ter certeza, entrar sempre em contato com a loja oficial, porque eles se identificam, [dizem] ‘é floricultura tal’, então é importante entrar em contato pra saber”, orientou a delegada.
LEIA TAMBÉM: BO Fácil: população pode registrar boletim de ocorrência, acionar 190 e fazer denúncias pelo WhatsApp
“Geralmente a floricultura cobra a taxa de entrega de quem vai mandar as flores, não é comum que se cobre de quem vai receber, então fica o alerta de que possivelmente é um golpe”, finalizou.
Golpes da entrega de flores: falso entregador simula entrega e pede pagamento de taxa
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Piauí Folha

Homem é preso suspeito de matar o próprio cachorro a facadas no interior da Bahia | Feira de Santana e Região
A viatura se deslocou até o local indicado e encontrou o animal já sem vida, com sinais de violência. Ainda de acordo