piauí publica a certidão de nascimento do Real

Há trinta anos foi implantado o Plano Real, que conseguiu conter a inflação desenfreada no país e criar uma moeda estável. A piauí deste mês publica o fac-símile de um documento histórico: a certidão de nascimento do real.

Trata-se do documento inédito Notas para a exposição de motivos, no qual o economista André Lara Resende registrou, em 1993, o resultado das discussões mantidas entre ele e outros integrantes da equipe econômica – como Clóvis Carvalho, Edmar Bacha, Winston Fritsch, Gustavo Franco e Pedro Malan – para a elaboração de um plano que permitisse vencer a inflação. As anotações serviram de base à Exposição de motivos nº 395, documento oficial de criação da Unidade Real de Valor (URV), sistema monetário transitório adotado até a implantação efetiva da nova moeda, o real, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

“Três décadas depois, a releitura dessas notas provoca reflexão. Um programa de estabilização bem-sucedido exige a capacidade de diagnosticar, propor, aprovar e implementar reformas políticas e institucionais”, escreve Lara Resende em um texto feito especialmente para esta edição da piauí. Ele continua:

O verdadeiro ovo de colombo da unidade de conta virtual, a URV, que venceu a inércia da inflação, permitiu avanços significativos. O diagnóstico estava claro. A inflação é o resultado de um longo processo de desordem fiscal, que espelha demandas sociais e conflitos políticos, incapazes de serem equacionados pelos canais institucionais. A reorganização institucional, mais do que apenas fiscal, é a pedra fundamental de um processo de estabilização.

Assinantes da revista podem ler a íntegra do texto de André Lara Resende e consultar o fac-símile inédito neste link.

Piauí Folha

Talvez te interessem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


© Copyright Meu Portal de Notícias 2022. Todos os direitos reservados.