COP30 – O que é Justiça Climática?
O calor extremo chegou para todos, mas seus efeitos não são iguais. Em 2024, o ano mais quente da história, a cidade brasileira que mais sofreu com extremos foi Melgaço (PA), município com o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.
Na cidade, muitas casas são de palafita, não têm energia elétrica ou isolamento térmico. Enfrentar temperaturas de 40 °C nesse cenário é completamente diferente de viver em prédios com ar-condicionado.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Esse contraste é um exemplo do que especialistas chamam de justiça climática: entender que a crise do clima não atinge todo mundo da mesma forma.
a COP 30 e nosso futuro
No cenário global, países tropicais como o Brasil são os primeiros a sentir a alta das temperaturas, mesmo sem serem os principais responsáveis pelas emissões.
E o exemplo mais dramático vem do Pacífico: Tuvalu, país insular com 11 mil habitantes, corre o risco de desaparecer nas próximas décadas. O ponto mais alto do território tem apenas cinco metros de altitude — vulnerável ao avanço dos oceanos.
A crise climática não é só ambiental, mas também social. Ela amplia desigualdades e escancara contrastes.
Como funcionam as discussões da COP, a conferência do clima da ONU
Por isso, a participação dos países ricos é vista como essencial: eles são os maiores responsáveis históricos pelas emissões e precisam financiar a adaptação e a transição em regiões que sofrem mais.
Esse é um dos grandes desafios da COP30, que será realizada em novembro, em Belém. A conferência deve discutir como garantir recursos para países emergentes enfrentarem os extremos climáticos e avançarem rumo a uma economia menos poluente.
g1
LEIA TAMBÉM:
‘Empresas como a Petrobras têm que deixar de ser apenas de exploração de petróleo’, diz Marina Silva
Comitiva da ONU inspeciona locais da COP 30 e aprova planos de segurança, mobilidade e saúde
‘O que aprendi ao viver um ano sozinho com um gato em uma ilha remota’
COP30 – Como os cientistas medem o aquecimento global?
Piauí Folha