Mamífero foi visto pela última vez na praia de Navegantes, no Litoral Norte. Biólogos acreditam que animal é o mesmo que foi visto em Bombinhas em meio a banhistas curiosos. Lobo-marinho volta para o mar e deixa praia de SC
O lobo-marinho-sul- americano visto em Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, deixou o estado. No final da manhã de quinta-feira (28), o mamífero saiu da areia e voltou para o mar.
Os biólogos do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) acreditam que o lobo-marinho que foi embora é o mesmo que foi visto na praia da Sepultura, em Bombinhas, a cerca de 45 quilômetros de Navegantes, na terça (26). Ele atraiu banhistas curiosos enquanto descansava na areia.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Lobo-marinho deitado na areia da Praia de Gravatá, em Navegantes
Marcos Kieser/Divulgação
O lobo-marinho foi para Navegantes no final da tarde de quarta (27). Em Bombinhas, o animal foi avaliado pela médica-veterinária Tiffany Emmerich, que atestou que as frequências cardíaca e respiratória dele estavam em níveis normais.
O projeto acredita que o animal parou na praia apenas para descansar. Ele é um macho adulto. O nome científico da espécie é Arctocephalus australis.
Segundo especialistas, os lobos-marinhos costumam aparecer na região no final do inverno e primavera. São animais migratórios. Neste ano, o projeto já registou o aparecimento de 12 lobos-marinhos de duas espécies diferentes na região.
“Não é a época mais comum de termos eles por aqui, mas não é a primeira vez. O mais normal é termos juvenis aparecendo no final do inverno e primavera”, declarou André Silva Barreto, que é doutor em oceanografia biológica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
“Os filhotes vêm para o nosso litoral após saírem das colônias de reprodução. Os adultos também ficam nas colônias para reprodução, mas depois que acaba a temporada reprodutiva, vêm menos para a costa brasileira”, explicou.
O estado de saúde do lobo-marinho também chamou a atenção. “Os filhotes costumam chegar magros, bem debilitados. Esse animal que apareceu em Bombinhas e está em Navegantes está saudável”.
Lobo-marinho descansa na Praia de Gravatá, em Navegantes
Marcos Kieser/Divulgação
Cuidados com espécies marinhas
O PMP-BS destacou que um lobo-marinho pode atacar caso se sinta ameaçado, portanto é importante manter uma distância segura e sempre deixar uma rota de saída para ele que não se sinta acuado.
Caso encontre algum animal marinho na praia, as orientações são as seguintes:
Não se aproxime, alimente ou toque em animais silvestres;
Caso encontre animais aparentemente feridos ou doentes, não tente socorrê-los;
Evite o contato de animais domésticos com animais silvestres.
Você pode entrar em contato com o projeto pelo telefone 0800 642 3341 todos os dias, das 8h30 às 17h30.
O PMP-BS faz resgate de aves, tartarugas e mamíferos marinhos na faixa de areia.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Piauí Folha

Mulher é agredida pelo marido, revela que é vítima de violência há anos e polícia encontra armas na casa do homem, no PR
Polícia encontrou armas na casa do homem Polícia Militar Uma mulher de 53 anos foi agredida pelo marido, precisou de atendimento médico