Mulher é assassinada pelo ex-marido dentro de casa em São Carlos
O suspeito de matar a ex-mulher na frente dos filhos em São Carlos (SP), na noite de segunda-feira (28), era viciado em drogas e teve alta da clínica onde estava internado dois dias antes de cometer o crime, segundo uma irmã da vítima. O caso de feminicídio foi o primeiro do ano registrado na cidade.
Armado com duas facas, Fábio Dias de Figueiredo, de 41 anos, foi preso pela Polícia Militar após invadir a casa e matar Daiana da Silva Miranda Figueiredo, de 38, no Jardim Medeiros. Uma vizinha disse ter ouvido gritos por socorro.
A irmã mais velha da vítima, Diana Miranda, de 43 anos, disse ao g1 que o atestado de óbito apontou traumatismo craniano como causa da morte. Segundo ela, uma facada atingiu o supercílio e atravessou a cabeça da irmã. ‘A cabeça dela estava amassada e o corpo todo roxo’, relatou.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 São Carlos no WhatsApp
Daiana da Silva Miranda Figueiredo foi assassinada pelo ex-marido em São Carlos (SP)
Arquivo pessoal
Os filhos do ex-casal, um menino de 8 anos e uma menina de 4, presenciaram o crime e correram para pedir ajuda.
“Até onde sei, ele saiu ainda à procura das crianças porque ele queria matá-las e, depois, se matar. Ele tentou, mas não conseguiu”, disse Diana.
O corpo da vítima foi enterrado em Mairiporã, na Grande São Paulo, na manhã desta quarta-feira (30).
LEIA MAIS:
FEMINICÍDIO: Mulher é morta pelo ex; homem foi preso sujo de sangue com duas facas
DESESPERO: Vítima pediu ajuda ao ser atacada: ‘Gritos por socorro’, diz vizinha
Separação e recomeço
O casal estava separado há sete meses e Daiana já tinha arrumado as malas para retornar à capital paulista, após quase 15 anos vivendo em São Carlos. Na próxima sexta-feira (1º), ela tentaria recomeçar a vida ao lado da família.
Segundo a irmã, o casamento durou mais de 24 anos e boa parte desse tempo Daiana passou por muitas dificuldades em meio a um relacionamento abusivo. Os problemas começaram depois que o então marido começou a se envolver com drogas, cerca de seis anos após a união, quando o casal ainda vivia em São Paulo.
Daiana da Silva Miranda Figueiredo foi assassinada pelo marido em São Carlos (SP)
Redes sociais
A irmã contou que Fábio tinha bons empregos, mas a dependência por cocaína, crack e álcool destruiu a família. Tudo que a esposa comprava e conquistava, ele acabava vendendo para comprar drogas.
“A gente falava, mas infelizmente tinha aquela dependência emocional e ela não acreditava que ele poderia fazer isso com ela. Foi o primeiro namorado, o primeiro homem que ela casou e que tirou a vida dela com essa brutalidade e crueldade. Ela não merecia”, disse a irmã.
Reservada, Daiana não gostava de preocupar a família e, mesmo passando por tantos transtornos e decepções, apostava na relação, pois sentia que o marido poderia mudar.
Casa onde mulher foi assassinada pelo ex-marido em São Carlos, SP
Tathiane Sousa/EPTV
O casal deixou a capital e passou a morar em São Carlos, onde nasceram os filhos. De acordo com a irmã, Daiana sempre foi bem tratada pela família do ex-marido, que também tentou ajudá-lo de todas as formas a se livrar dos vícios.
Fábio já havia sido internado diversas vezes em clínicas de reabilitação e, na última, estava em uma clínica psiquiátrica, que era paga pela esposa, mesmo estando separada, segundo a irmã.
No sábado (26), após receber alta, ele teria ido até a casa da ex e furtado uma televisão. Segundo Diana, o ex-cunhado ficou dois dias sumido e, no dia do crime, invadiu a casa da irmã transtornado. A discussão terminou em agressão e morte.
“Ela com as malas pronta, ele não aceitando o fim do relacionamento fez essa crueldade, essa brutalidade com ela, infelizmente. Ela ainda tinha muitos sonhos”, disse a irmã.
O crime
Marido de mulher assassinada tem prisão preventiva decretada em São Carlos
O crime, que foi registrado como feminicídio e violência doméstica, aconteceu na Rua Nilceu Antoninho Salgado, no Jardim Medeiros.
Ao chegar ao local, os policiais encontraram o suspeito visivelmente alterado, sujo de sangue e armado com duas facas. Segundo o boletim de ocorrência, foi necessário o uso de arma de choque e força física para conter o suspeito.
O PMs entraram na casa e encontraram a vítima morta e com um ferimento na cabeça. Os filhos foram acolhidos por uma vizinha e o Conselho Tutelar foi acionado. Por enquanto, as crianças estão com a avó materna na capital.
Segundo a delegada Denise Gobbi Szakal, da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), a vítima não havia relatado nenhuma agressão ou violência doméstica junto à polícia.
Fábio teve a prisão em flagrante convertida em preventiva após audiência de custódia realizada na terça-feira (29).
Violência contra mulher: como pedir ajuda
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Piauí Folha

VÍDEO: Tentativa de assalto em escritório de advocacia termina com criminoso baleado por vítima
Tentativa de assalto em escritório de advocacia termina com criminoso baleado por vítima Uma tentativa de assalto em um escritório de advocacia