França e o labirinto – podcast de ficção e suspense

Dirigido por Alexandre Ottoni e Deive Pazos, o podcast França e o Labirinto é uma história policial em treze capítulos. A novidade é o fato de ser um roteiro de ficção e suspense, coisa rara na podosfera brasileira, que tem se destacado mais na seara da não ficção. Nelson França, o protagonista da série, é um detetive cego e aposentado, atormentado por um fracasso amoroso e pelo ostracismo imposto a quem já foi uma referência na profissão. Ele vive da glória de ter desvendado os crimes de um serial killer que mandou para a cadeia vinte anos antes, mas agora o assassino volta para se vingar, e o envolve numa trama muito bem arquitetada. 

Com uma atuação potente de Selton Mello no papel principal, a narrativa tem ares de film noir e lembra uma novela de rádio com alto padrão de qualidade. O áudio foi produzido como se fosse uma imagem tridimensional, no qual o som surge em várias camadas e em pontos diferentes do espaço para compor o clima de suspense que a história pede. O som se expande em todas as direções, e ganha uma materialidade física, uma certa concretude. O ouvinte é inserido no centro de cada cena e fica absorto naquela atmosfera de mistério. O detetive tem um sexto sentido que compensa a cegueira, mas se considera mais esperto do que realmente é, e se coloca em situações muito aflitivas para ele e para quem o ouve, pois é como se estivéssemos dentro da cabeça dele, atentos aos sons multicores, mas mergulhados num breu absoluto.

O virtuosismo sonoro parece excessivo no início da série, mas conforme a história avança o áudio se acomoda melhor a serviço da narrativa. A certa altura, a frase “mais perdido do que cego em tiroteio” é interpretada ao pé da letra, e rende um dos momentos mais interessantes da série. Os episódios têm durações variáveis, e há vários momentos de clímax que mantêm o ouvido grudado no fone. É uma boa surpresa de forma e conteúdo. 

O podcast está disponível no Spotify.

Piauí Folha

Talvez te interessem:

À espera de notícias do papa

Papa Francisco ficou internado por 38 dias para tratar de um problema pulmonar. No auge das especulações sobre sua saúde, um breve

Pastores no coração da tropa

Alguns anos atrás, o pastor evangélico Rafael* recebeu uma ligação na madrugada. Do outro lado da linha, falava o comandante do 30º

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


© Copyright Meu Portal de Notícias 2022. Todos os direitos reservados.