Filhote de 5 metros de baleia-franca é encontrado morto em praia pacata querida por surfistas em SC


Filhote de baleia-franca é encontrado morto em praia de Garopaba, SC
Um filhote de baleia-franca foi encontrado morto na noite de sábado (29) em Garopaba, no Sul de Santa Catarina. O corpo do animal, de 5,6 metros, vai passar por necropsia neste domingo (31) para que seja investigada a causa da morte, informou o Instituto Australis, responsável pelo monitoramento ambiental do trecho.
Este é o quarto encalhe de baleia-franca na temporada reprodutiva em Santa Catarina de 2025. De acordo com o Instituto Australis, o número está dentro da normalidade e pode aumentar devido à recuperação populacional da espécie. O encalhe de baleias-francas adultas é raro.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A baleia, da espécie Eubalaena australis, encalhou na Praia da Gamboa, conhecida por ser pacata, refúgio de pescadores e procurada por surfistas. Na manhã deste domingo, a equipe do instituto isolou o local, para que as pessoas não chegassem perto do animal.
A necropsia será feita pelo Laboratório de Zoologia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Filhote de baleia-franca é encontrado morto em praia de Garopaba, SC
Instituto Australis/Divulgação
LEIA TAMBÉM:
Capivara é 4º animal com mais risco para a aviação brasileira
SC tem 2º caso de filhote silvestre com mutação rara resgatado
Temporada
Nesta temporada, já foram contabilizados pelo menos 55 pares de fêmea com filhote entre a Praia da Pinheira, em Palhoça, na Grande Florianópolis, e Itapirubá Sul, em Laguna, Sul catarinense. Isso totaliza mais de 100 animais.
O número foi estimado a partir do monitoramento terrestre realizado entre agosto e novembro pelo Instituto Australis. A chegada das baleias este ano iniciou mais cedo, ainda em maio e, normalmente, se estende até novembro, pico de ocorrência em setembro.
A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Piauí Folha

Talvez te interessem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


© Copyright Meu Portal de Notícias 2022. Todos os direitos reservados.