Crime aconteceu dias depois da vítima conseguir a guarda definitiva dos dois netos, filhos do suspeito com a filha falecida da vítima. Maria Madalena era funcionária da Prefeitura de Eusébio.
Reprodução
Um engenheiro eletricista foi preso nesta segunda-feira (9), no Bairro Couto Fernandes, em Fortaleza, por suspeita de envolvimento na morte da ex-sogra no Bairro Urucunema, na cidade do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. A suspeita é que o crime tenha sido motivado pela disputa da guarda dos filhos do suspeito com a filha falecida da vítima.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
A funcionária pública Maria Madalena Marques Matsunobu, de 64 anos, teve a casa invadida e foi morta a tiros dentro do quarto, enquanto dormia, na madrugada do dia 5 de abril deste ano. O corpo dela só foi localizado horas depois, por amigos e familiares que sentiram falta da vítima.
A Secretaria da Segurança não divulgou a identidade do suspeito, mas o g1 apurou que se trata de Marcos Ozebio Pires, de 40 anos, que foi casado com a filha de Maria Madalena e é pai dos dois netos da idosa.
“Após a captura, o suspeito foi conduzido para a Delegacia de Eusébio, onde foi efetivado o cumprimento do mandado de prisão e, em seguida, foi colocado à disposição do Poder Judiciário”, disse a Secretaria da Segurança.
Ainda segundo a pasta, Marcos estava com um mandado de prisão preventiva em aberto pelo homicídio doloso da ex-sogra.
Ele também possui antecedentes criminais por periclitação da vida ou saúde, homicídio doloso, descumprimento de medidas protetivas de urgência e ameaça no contexto da violência doméstica e familiar contra a mulher.
Além de Marcos Ozebio, a polícia investiga a participação do cabo da Polícia Militar do Ceará (PMCE) Rodrigo Aguiar Braga no crime. O agente foi preso no dia 9 de maio, em razão de um mandado de prisão relacionado à morte do dono de uma rádio, em Fortaleza. A defesa dos suspeitos não foram localizadas.
Idosa ganhou guarda definitiva
Dias antes de ser morta, Maria Madalena ganhou na Justiça a guarda integral do dois netos. A mãe das crianças morreu em 2018, vítima de um câncer.
Instagram/ Reprodução
Marcos e Maria Madalena tinham travado uma batalha na Justiça pela guarda das crianças após a filha da idosa falecer em 2018, vítima de um câncer.
Em meio ao processo, a idosa já tinha sido ameaçada várias vezes pelo ex-genro e chegou a conseguir uma medida protetiva contra ele em outubro de 2024.
Segundo um parente da idosa, que terá a identidade preservada, no dia 21 de março deste ano, dias antes de Maria Madalena ser morta, ela ganhou na Justiça a guarda integral dos dois netos.
Antes disso, ela já tinha conseguido, em primeira e segunda instâncias, a guarda unilateral das crianças. Com isso, os netos passavam a semana com ela e o fim de semana com o pai.
Em outubro de 2024, a idosa chegou a pedir à Justiça uma medida protetiva para os netos por maus-tratos.
Apesar do histórico de confusões do suspeito com a vítima, não há confirmação por parte da polícia se essa foi a motivação do crime.
Relembre o caso:
Polícia investiga assassinato de idosa no Eusébio
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
Piauí Folha

Idoso é preso com mais de meia tonelada de drogas na Rodovia Assis Chateaubriand, em Pirapozinho
Delegacia da Polícia Civil de Pirapozinho (SP) Polícia Civil Um idoso, de 60 anos, foi preso em flagrante após transportar mais de