Eleição para presidente de ‘roda de cachaça’ em bar no interior do Piauí viraliza
Uma eleição com direito à campanha, adesivos, santinhos e até participação em uma rádio comunitária é realizada a cada dois anos na cidade de Angical do Piauí, para a escolha do “presidente da roda de cachaça” de um bar do município. A brincadeira, iniciada em 2021, alcançou um marco na edição de 2025, ocorrida no domingo (13): a participação de mais de 500 eleitores, incluindo o padre da cidade.
O vencedor da eleição para o “biênio 2025-2026” não consome qualquer tipo de bebida alcóolica, mas conquistou 300 votos.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Ao g1, o comerciante Álvaro Belizário, um dos organizadores da brincadeira, explicou que a ideia da eleição surgiu após uma brincadeira em um grupo de WhatsApp, criado por amigos em 2018. Segundo ele, um dos participantes do grupo começou a nomear os outros integrantes com cargos políticos e, por isso, decidiram fazer uma espécie de eleição.
“Nós ficávamos na frente da casa de um colega que morava perto do bar e bebia muito. Com o tempo, criamos um grupo no WhatsApp e um participante começou a falar que um era o presidente, outro secretário e por aí vai, daí começamos a pensar em fazer uma eleição “de verdade. A primeira urna foi uma caixa que achei no meu comércio”, iniciou o organizador.
Álvaro contou que a primeira edição da “Eleição Roda de Fogo”, para a escolha do presidente da roda de cachaça do bar, ocorreu em 2021, com 49 votos para o vencedor. Segundo o comerciante, na edição de 2023, depois da divulgação nas redes sociais, 182 pessoas votaram no candidato ”’Cachorrão”, que se reelegeu.
Já na eleição de 2025, um número recorde: 501 votos no total, com 300 deles para o candidato vencedor, “Diego Gika”, que não consome qualquer tipo de bebida alcóolica.
Santinhos dos candidatos são distribuídos durante as eleições da ‘roda da cachaça’
Reprodução/ Montagem G1
O organizador destacou que neste ano, os três candidatos da brincadeira pediram votos na rua, distribuíram santinhos e adesivos personalizados e chegaram a ir até em uma rádio comunitária da cidade. De acordo com Álvaro, até um padre da cidade votou na eleição.
Com o sucesso, os organizadores avaliam a possibilidade de fazer a eleição anualmente.
“Além dos eleitores, muitas outras pessoas vão para a apuração só para diversão, aí eles estão pedindo para que a gente faça ano que vem. Eu e os outros organizadores estamos avaliando se pode dar certo ou é melhor deixar anos ímpares mesmo”, concluiu o comerciante
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Piauí Folha

Vendedor morre atropelado após caminhão desgovernado passar em cima de barraca de frutas, no Paraná
Homem morre ao ser atropelado por caminhão desgovernado, no Paraná Um vendedor de 37 anos morreu atropelado depois que um caminhão desgovernado