Sistema paredão captura foragidos no Amazonas
Comércios, shoppings e empresas de transporte público de Manaus poderão integrar suas câmeras de segurança ao Sistema Paredão, ferramenta de monitoramento inteligente da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A medida é fruto de uma parceria do governo estadual com a Associação Comercial do Amazonas (ACA).
Segundo a SSP-AM, o sistema utiliza reconhecimento facial e leitura de placas veiculares para reforçar a vigilância em áreas públicas e apoiar ações policiais. A adesão pode ser feita por meio das empresas homologadas pela ACA, listadas no site da secretaria.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do AM em tempo real e de graça
Custos ficam a cargo dos empresários
De acordo com o presidente da ACA, Bruno Loureiro, a iniciativa é uma parceria público-privada. O empresário interessado deve arcar com os custos de instalação dos equipamentos — como fibra ótica e câmeras — além de uma taxa de manutenção.
“Há toda uma homologação para garantir a qualidade do serviço. As empresas passaram por treinamentos e reuniões com fabricantes e desenvolvedores de software. Isso dá segurança para o comerciante e também para o cliente”, afirmou Loureiro.
Até agora, uma empresa já está homologada para realizar os procedimentos, e outras três estão em fase de credenciamento.
LEIA TAMBÉM:
Câmeras do Sistema Paredão prendem 35 foragidos e recuperam 500 veículos em 3 meses no AM
Expansão da rede de vigilância
Segundo o secretário de Segurança Pública, Vinicius Almeida, tanto câmeras inteligentes quanto equipamentos comuns podem ser integrados ao sistema.
“As empresas homologadas vão instalar câmeras de reconhecimento facial e de leitura de placas. Conseguimos chegar a um preço acessível, o que vai permitir ampliar nossa rede e a proteção da sociedade”, disse.
A contratação, aquisição e manutenção dos equipamentos ficam sob responsabilidade dos empresários, sem custos para o Estado.
Monitoramento em tempo real
Atualmente, o Sistema Paredão já conta com 254 câmeras distribuídas em 172 torres fixas em diferentes pontos de Manaus, principalmente no Centro. A meta é chegar a 650 câmeras.
Os equipamentos estão conectados ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). Quando uma pessoa com ordem judicial em aberto é identificada, o sistema cruza automaticamente os dados e gera alerta para a polícia.
As imagens também são integradas às bases do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), responsável pela Carteira de Identidade Nacional (CIN), e do Detran-AM, para validação de placas de veículos.
Sistema Paredão deve receber câmeras de reconhecimento facial para identificação e captura de foragidos.
Divulgação/Secom
Piauí Folha

'Itacoatiaras': documentário amazonense estreia no Festival do Rio e na Suécia
Documentário Itacoatiaras, que conecta Amazonas e Niterói, estreia em festival na Suécia. Divulgação O cineasta amazonense Sérgio Andrade, conhecido por filmes como