Em dezembro de 1978, o Kartódromo José Carlos Pace, em Uberlândia, era inaugurado com a presença de Ayrton Senna na pista e com direito a pódio do piloto. Além de Senna, outros pilotos de renome como Chico Serra, Alex Dias Ribeiro, Roberto Moreno e Ingo Hoffman também participaram da corrida amistosa.
Hoje, 46 anos depois, aqueles que querem se sentir um pouquinho como o tricampeão de Fórmula 1 podem alugar a pista de kartismo — uma das modalidades do automobilismo —, que fica no Clube Caça e Pesca Itororó. Conheça um pouco da história do kartódromo, que já foi considerado um dos melhores do Brasil.
O atual gestor do kartódromo, Gustavo Acosta, conta que o local foi idealizado por um grupo de pilotos que corriam nas ruas de Uberlândia, principalmente na Praça Clarimundo Carneiro, onde ficava a antiga Prefeitura. Então, surgiu a oportunidade da doação de uma área no clube.
“Depois de muita negociação e muito empenho do grupo de pilotos, em dezembro de 1978 o kartódromo ficou pronto e foi inaugurado”, disse Gustavo.
Gustavo também falou sobre a importância da pista que, segundo ele, tem uma história tão importante quanto a pista mais famosa do Brasil, o Kartódromo Municipal Ayrton Senna, de Interlagos (SP). De acordo com o gestor, os pilotos diziam que quem conseguia pilotar bem no kartódromo de Uberlândia, conseguiria pilotar bem em qualquer lugar do país.
“Esse kartódromo já foi considerado o mais importante do Brasil, com um traçado muito técnico e muito desafiador. Foi considerado por muito tempo, e eu acredito que até hoje, como um dos traçados mais difíceis do Brasil”.
Gustavo também falou sobre a experiência de Ayrton Senna na pista do kartódromo, movido pelo desafio do traçado do kartódromo uberlandense.
“Por isso o Senna veio para cá andar também, porque era uma pista fora daquele circuito que ele estava acostumado em Interlagos, e que era tão desafiador quanto aquele”.
Segundo o site oficial do Senna, Ayrton competia pela equipe Feijão Monarco/Sulam e venceu quatro corridas na inauguração do kartódromo. Em uma delas, o piloto venceu após largar da 18ª posição (o último lugar), em meio a uma pista molhada. As corridas aconteceram nos dias 14, 15 e 16 de dezembro daquele ano.
No ano seguinte, em 1979, Ayrton voltou para o Kartódromo José Carlos Pace para a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Kart. Ele novamente quebrou o recorde da pista, o que era apenas o começo para o piloto que chegou na Fórmula 1 e foi campeão mundial três vezes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/T/P/eZ3mfIRxWEpHASjrwX7A/kart-1978-foto-divulgacao-automovel-clube-de-uberlandia.jpeg)
Resultado das corridas de kart do Kartódromo José Carlos Pace mostram vitória de Ayrton Senna em 1978 — Foto: Divulgação
Reconstrução do kartódromo
Gustavo conta que o kartódromo passou por uma fase de abandono, quando ficou cerca de 15 anos sem atividades e só voltou à ativa quando a empresa Competikar assumiu o local. Em 2017, o espaço passou por reformas, mantendo o traçado original da pista.
A pista de kart foi reaberta no dia 31 de agosto de 2018, dia do aniversário de Uberlândia. Atualmente, o kartódromo é aberto tanto para pilotos profissionais, quanto pilotos amadores, famílias e pessoas que queiram ter a experiência automobilística.
Os horários são agendados através do WhatsApp: (34) 99687-4629. Demais informações também estão disponíveis no Instagram.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/L/0/JHRsQ7QqitwLKmvHBsGg/whatsapp-image-2019-08-30-at-13.11.40.jpeg)
Kartódromo José Carlos Pace, em Uberlândia — Foto: Competikar/Divulgação