Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fizeram contagem regressiva para a abertura dos portões, no Centro Universitário de Cuiabá, na Avenida Beira Rio, na capital, neste domingo (5). Muitos alunos aguardavam do lado de fora desde cedo.
Como no espaço coberto não cabia todos os candidatos que aguardavam a abertura dos portões, alguns ficaram no sol. Outros tentaram se esconder debaixo de alguns sombreiros de vendedores ambulantes. Alguns, mais prevenidos, levaram sombrinhas.

Candidatos ao Enem fazem contagem regressiva para a abertura dos portões em Cuiabá
Em Mato Grosso, mais de 126 mil pessoas que devem fazer Enem neste domingo e no próximo domingo (12).
Neste domingo, são aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e a redação. Apenas no outro domingo, dia 12 de novembro, vão ser aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
Em Mato Grosso, os locais de provas abriram às 11h (12h no horário de Brasília) e serão fechados às 12h (13h no horário de Brasília). Porém, o Brasil tem quatro fusos horários diferentes, pois alguns estados aderiram ao horário de verão.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/q/A/6xk5kYQoq7J9yzMr4AZQ/mapa-horario-fechamento-portoes-enem-pelo-pais.png)
Mapa mostra horário de fechamento dos portões para prova do Enem neste domingo dia 5 — Foto: Igor Estrella/Arte/G1
RESOLUÇÃO E GABARITO NO G1
O primeiro dia de provas será acompanhado em uma cobertura especial no G1. Neste domingo (5), equipes de reportagem seguem a rotina dos candidatos em todos os estados e no Distrito Federal. Logo que o tempo para realização do exame for encerrado em cada um dos dois dias, o G1 terá um programa ao vivo com professores para comentar os pontos mais importantes de cada prova. A resolução das questões será feita por professores do COC, no estúdio em São Paulo, e também em uma central montada em Ribeirão Preto (SP).
Ao longo da noite de domingo, o G1 trará o gabarito extraoficial das 90 questões de linguagens e ciências humanas, além da resolução comentada preparada pelos professores do COC. O gabarito oficial do Enem deve ser divulgado pelo Ministério da Educação até quinta-feira (16).
No segundo dia, em 12 de novembro, o G1 voltará a acompanhar todos os desdobramentos das provas de ciências da natureza e matemática.