Estudo identificou 280 cachoeiras na região
Reprodução/TV Integração
A Prefeitura de Araguari, em parceria com a Universidade Federal de Catalão (UFCat), concluiu um projeto inédito no Brasil: o mapeamento e georreferenciamento de 280 quedas d’água no território municipal.
O estudo posiciona Araguari como, potencialmente, o município com o maior número de cachoeiras georreferenciadas e catalogadas do país. No entanto, o título ainda depende de confirmação por fontes nacionais especializadas.
“Algumas pessoas falavam que eram 80, 120, 150. Mas a gente não tinha um número de referência para responder à população: ‘ah, quantas cachoeiras tem?’ Agora sabemos que são 282”, contou a secretária de Meio Ambiente de Araguari, Karla Carvalho Fernandes.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
Estudo foi realizado entre 2022 e 2023
Reprodução/TV Integração
A iniciativa, realizada entre 2022 e 2023, contou com o apoio da FUNAPE/UFCat/IGEO/FENG e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Socioambientais (NEPSA-CNPq), também vinculado à universidade.
Segundo os pesquisadores, o levantamento envolveu visitas a áreas rurais e remotas, com análises detalhadas de hidrogeologia, qualidade da água, regimes pluviométricos e características do solo. Além disso, foi produzido um inventário fotográfico que documenta o estado de conservação das paisagens e auxilia na identificação de áreas prioritárias para preservação e recuperação ambiental.
“Nós descobrimos um Araguari que o araguarino e a araguarina não conhecem. Algumas regiões onde estão localizadas as quedas d’água nós fomos em locais inóspitos, onde nenhuma pessoa tinha ido. E, caso não conseguíssemos acessar algumas quedas d’água, utilizávamos o drone para fazer todo o imageamento e o georreferenciamento dessas quedas”, ressaltou o professor de Geografia da UFCat, Rafael Ávila Rodrigues.
Com o estudo, o município passa a contar com informações fundamentais para a formulação de políticas públicas voltadas à conservação dos recursos hídricos, ao fomento do ecoturismo e à valorização das áreas naturais do Cerrado.
LEIA TAMBÉM:
Que lugar é esse?: conheça a exuberância da Cachoeira da Fumaça, em Nova Ponte
VÍDEO: Boi preso na Cachoeira da Fumaça é resgatado com ajuda de helicóptero em MG
Homem fica ilhado em pedra após tromba d’água atingir cachoeira em MG; ASSISTA resgate
Araguari já se destacava pelo potencial turístico, com mais de cem cachoeiras conhecidas e grande riqueza hídrica. Agora, com o projeto, o município fortalece sua vocação ambiental e cria oportunidades para captação de recursos destinados a ações de recuperação de áreas de recarga hídrica e promoção do turismo sustentável.
“A gente viu o potencial que nós temos para o turismo. E o turismo já está acontecendo, graças a Deus, aumentando cada vez mais. A gente fica muito animado de divulgar para o Brasil inteiro porque é uma riqueza natural que eu tenho certeza que todo brasileiro, todo mundo, quer conhecer”, finalizou o prefeito de Araguari, Renato Carvalho Fernandes.
Com informações fundamentais para a formulação de políticas públicas voltadas à conservação dos recursos hídricos
Reprodução/TV Integração
VEJA TAMBÉM: : Reportagem exibida em 1993 visitou a Cachoeira de Sucupira
Memória MG1: Reportagem exibida em 1993 visitou a Cachoeira de Sucupira
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Piauí Folha

Grito dos Excluídos reúne manifestantes em Aracaju
Sob o tema “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é Luta de Todo Dia“, os manifestantes destacam a luta contra a