Após perder o filho de 5 anos, mãe transforma luto em solidariedade e funda instituto em Juiz de Fora


Carlos Miguel Rabelo Santos tinha 5 anos quando faleceu
Arquivo Pessoal
Perder um filho é uma dor imensurável e inexplicável, mas Shirlei da Silva Rabelo transformou essa perda em missão. Carlos Miguel Rabelo Santos morreu em dezembro de 2024, aos cinco anos, por causa de uma pneumonia bacteriana grave. A perda inspirou a criação do Instituto Carlos Miguel, que acolhe mães e apoia crianças em situação de vulnerabilidade em Juiz de Fora.
“Ele era muito esperto, cheio de vida, e cada passo que ele dava era uma vitória pra gente”, disse Shirlei, que é técnica de enfermagem.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp
Em novembro de 2024, uma crise de asma agravou o quadro de saúde da criança. Uma bactéria resistente evoluiu rapidamente e comprometeu os pulmões. Carlos Miguel ficou 15 dias internado no Hospital João Penido, mas não resistiu e morreu no dia 5 de dezembro.
Promessa a Deus que faria algo com a dor
Carlos Miguel Rabelo Santos com a família
Arquivo Pessoal
No momento mais difícil, a mãe conta que se agarrou à fé e prometeu transformar a dor em algo maior.
Pelas redes sociais, Shirlei compartilhou o luto, recebeu o apoio da comunidade e começou a planejar as ações sociais.
Na primeira campanha arrecadou 200 caixas de bombom para doar a crianças em situação de vulnerabilidade.
“Foi um gesto pequeno, mas cheio de significado. A gente queria espalhar amor do jeitinho que o Miguel espalhava”, contou.
Shirlei da Silva Rabelo, mãe de Carlos Miguel Rabelo Santos, criou o Instituto em homenagem ao filho
Arquivo Pessoal
Hoje, o Instituto arrecada alimentos, brinquedos e roupas, e promove eventos para crianças em situação de vulnerabilidade. Mesmo com o luto, Shirlei afirma que se apega à missão que nasceu do amor por Carlos Miguel.
“É como se eu ainda estivesse cuidando do meu filho aqui. Ele era iluminado. E apesar da dor, sempre existe o dia de amanhã”, concluiu emocionada.
Segundo a mãe, foi no colégio que começaram as investigações para o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Lá, ele recebeu apoio e começou a se desenvolver.
Uma das ações do Instituto Carlos Miguel em Juiz de Fora
Arquivo Pessoal
Shirlei sonha em criar um espaço físico: um centro de acolhimento com alimentação, cursos e apoio psicológico para mães que perderam os filhos.
O Instituto se mantém com doações e com o esforço da própria mãe, que muitas vezes busca os donativos com o próprio carro.
LEIA TAMBÉM: ‘Da dor surgiu o amparo’: mãe transforma luto pelo filho em instituição que já ajudou mais de 4 mil crianças com câncer em MG
🔎 Quem quiser ajudar com o projeto é só entrar em contato através do telefone (32) 99133-9478.
Shirlei com os filhos, enteado e o marido
Arquivo Pessoal
O que é a pneumonia bacteriana?
Doença inflamatória aguda que afeta os pulmões, a pneumonia pode ser causada por micro-organismos (vírus, bactérias ou fungos) ou mesmo pela inalação de substâncias que comprometam as estruturas pulmonares.
No caso da pneumonia bacteriana, os principais agentes causadores são as bactérias Streptococcus pneumoniae (conhecida como pneumococo), Mycoplasma pneumoniae e Haemophilus influenzae. O diagnóstico é feito com o auxílio de um raio-x.
Pneumonia pode ser identificada através de um raio-x
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Piauí Folha

Talvez te interessem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


© Copyright Meu Portal de Notícias 2022. Todos os direitos reservados.