Adolfo Casais Monteiro: detesta cinema lotado e teatro vazio

O crítico e novelista Adolfo Victor Casais Monteiro detestava horários, grã-finos profissionais e pessoas sensatas. Nascido em Portugal, Adolfo era um amante do Brasil. Na seção “gosta” destacou que adorava cachaça (brasileira), o Rio (sobre todas as cidades do mundo) e Praia Grande (em São Paulo).

 

As respostas de Monteiro fazem parte da seção, apelidada de Gosta/Detesta, que integrava a coluna Arquivos Implacáveis, elaborada pelo escritor e jornalista João Condé, que existiu de 1952 até 1958. A seção do “Gosta/Detesta” no formato estruturado como um quadro com tópicos foi encontrada 38 vezes entre 1955 e 1958, (em outras edições, apareceu como um texto corrido).

 

A piauí procurou o acervo de edições da revista O Cruzeiro (catalogado pela Biblioteca Nacional e disponível digitalmente no site da hemeroteca digital) para conhecer outros exemplos.

 

Leia aqui o texto completo que, ao final, traz comentários sobre a onipresença das citações sobre mulheres, elaborados pela Mari Faria, coordenadora de estratégias da piauí e diretora do Foro de Teresina. 



Piauí Folha

Talvez te interessem:

Crônica de uma fraude anunciada

Em 18 de julho de 2024, muito antes da deflagração da Operação Sem Desconto, representantes da Polícia Federal apresentaram ao presidente Luiz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


© Copyright Meu Portal de Notícias 2022. Todos os direitos reservados.