Veja as dicas de uma médica veterinária e especialista em nutrição animal para o período Cachorros no verão: qual é a alimentação ideal durante a estação?
Divulgação
No dia 21 de dezembro às 07h20 da manhã começou oficialmente o verão. A chegada da nova estação traz 89 dias de altas temperaturas, maior exposição ao sol e a necessidade de cuidado redobrado dos tutores com os cachorros nos dias mais quentes.
Assim como os humanos, os animais também são sensíveis às mudanças no ambiente e podem apresentar indisposição, falta de apetite e até dificuldades na digestão durante a estação.
Para diminuir os efeitos do verão, a médica veterinária e especialista em nutrição animal, Lunara Biavatti, explica como se dá o funcionamento do corpo dos animais durante a estação, além de dicas para melhorar a alimentação.
Entenda como o calor influencia o animal
Durante o verão, o calor afeta o animal de diversas formas, das mudanças de comportamento até os sintomas físicos. Entre um dos fatores responsáveis por essas alterações está a alimentação, que demanda cuidados redobrados nos dias quentes.
Segundo Lunara, uma alimentação desequilibrada pode levar à letargia e irritabilidade do cachorro. Durante o verão, alimentos leves ajudam a manter o pet mais ativo e confortável, com ganhos em energia, saúde mental e bem-estar.
Mudanças na digestão durante o verão
Assim como os humanos, os animais também sentem os impactos do verão durante a digestão, o que afeta principalmente a forma como eles se alimentam durante a estação.
De acordo com a especialista, a digestão dos cachorros fica mais lenta devido ao calor, o que acaba reduzindo o apetite e o metabolismo. Dessa forma, alimentos pesados podem causar a indisposição.
Nesta época do ano, Lunara sugere que os tutores ofereçam alimentos frescos para os animais e que sejam de fácil digestão a fim de promover saciedade e bem-estar.
Então, como seguir com a alimentação dos cachorros no verão?
Veja alguns cuidados essenciais para as refeições nos dias quentes:
Foco na hidratação: mantenha água fresca e limpa sempre disponível;
Atenção nos alimentos: ofereça alimentos mais frescos e leves;
Ajuste os horários: dê preferência para as refeições em momentos mais frescos, como pela manhã ou à noite.
Os tutores também podem incentivar a alimentação do animal ao longo do dia, colocando em prática algumas dicas, como as que você confere a seguir.
Mais dicas para a alimentação no verão
Veja algumas sugestões da especialista para tornar a alimentação ainda mais fácil:
Ofereça porções menores e mais frequentes ao longo do dia;
Dê preferência por refeições nos horários mais frescos do dia;
Incluia alimentos úmidos, como ingredientes naturais, cozidos e resfriados;
Adicione petiscos refrescantes e ricos em umidade na dieta, como frutas congeladas.
Para um verão mais refrescante e saudável, ofereça a Alimentação Natural da Mascote Fit
Piauí Folha

Adolescente morre afogado após pular no Rio Amazonas enquanto pescava, em Itacoatiara
Adolescente morre afogado após pular no Rio Amazonas enquanto pescava, em Itacoatiara. Reprodução/Josué Figueiredo Um adolescente de 17 anos, identificado como lan