Diários da Transição: um engenheiro nas pistas

 

Ian Campos Rocha é técnico em edificações e engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com a crise econômica da última década, perdeu o emprego na engenharia e passou a ganhar a vida como motorista de aplicativos em Belo Horizonte. A adversidade não o dobrou: seguiu cheio de planos e sonhos. Ainda roda pelas ruas da capital mineira, mas não depende mais dos ganhos das corridas. Ele criou um canal no YouTube batizado de Motorista 6 Estrelas, que soma mais de 200 mil seguidores e cerca de 60 milhões de visualizações, no qual ensina aos colegas os macetes da atividade, em especial para aumentar o faturamento.

A história do jovem está na série Diários da Transição, disponível no YouTube da revista, que apresenta quatro autorretratos de indivíduos em processo de transformação. A piauí foi uma das vencedoras do desafio de inovação da Google News Initiative. A série foi realizada com recursos desse projeto e produzida em parceria com a VideoFilmes, produtora de filmes como Central do Brasil, Linha de Passe, O Céu de Suely e Ainda Estou Aqui.  

Em 2019, poucos meses antes do primeiro caso de Covid no Brasil, os personagens retratados receberam telefones celulares para que pudessem registrar seu cotidiano e contar sobre as mudanças pelas quais passavam. Essas pessoas dedicaram semanas a filmar suas rotinas, e o material final foi editado por Daniela De Lamare e João Moreira Salles.

Além de Ian, a série também conta a história de uma universitária da periferia de São Paulo que batalha pela ascensão social, de uma mulher que se muda para o Uruguai após o divórcio com planos de criar uma empresa de serviços para cinema e de um casal que está transformando a fazenda de soja da família em Mato Grosso do Sul em um lugar sustentável.



Piauí Folha

Talvez te interessem:

Como avança a tarifa zero

O Brasil vive um surto de tarifa zero. No momento em que este artigo é escrito, são 136 cidades no país com

A era do soco na mesa

No dia 13 de junho, duzentos aviões de combate israelenses cruzaram o céu do Irã, bombardeando instalações nucleares e dando início a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


© Copyright Meu Portal de Notícias 2022. Todos os direitos reservados.