Celulares recebem alerta severo da Defesa Civil sobre umidade do ar em nível critíco nesta quinta-feira (11)
Reprodução/Defesa Civil do Estado de São Paulo
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta sonoro devido à baixa umidade do ar em cidades do interior paulista, na tarde desta quinta-feira (11). O aviso chegou através da notificação nos celulares, reforçando também o alto risco de incêndio florestais.
Ao g1, a Defesa Civil estadual explicou que o alerta foi emitido, pois os níveis de umidade do ar estão abaixo dos 12% nesta quinta-feira. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade do ar ideal para a saúde está entre os 40% e 60%.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Os alertas chegaram nos celulares de moradores das regiões de Itapetininga, Sorocaba, Jundiaí, Marília, Bauru, Araçatuba, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.
A Defesa Civil também informou que a mensagem foi direcionada para moradores de 511 municípios paulistas, sendo um número recorde entre os quatro alertas enviados, mostrando o nível crítico do período. As cidades têm índices abaixo de 12% com temperaturas acima dos 35 °C.
Tempo seco pode agravar quadros respiratórios; veja dicas para enfrentar a baixa umidade
Os níveis de baixa umidade podem potencializar os riscos de incêndios em vegetação e pode causar sérios problemas de saúde, como irritação nos olhos, nariz e garganta, além de agravar doenças respiratórias. O indicado é evitar atividades físicas ao ar livre nos períodos mais quentes do dia, a umidificação dos ambientes internos e a proibição de queimadas.
A tecnologia utilizada para emissão do alerta faz parte da Operação SP Sem Fogo, que reúne esforços estaduais e municipais na prevenção e combate às queimadas durante o período de estiagem. Novos alertas podem ser enviados caso a situação persista, alertou a Defesa Civil.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Piauí Folha

Homem é condenado a mais de 20 anos de prisão por matar rival durante briga em jogo de futebol
Homem que matou torcedor de time rival é condenado a mais de 23 anos de prisão Um homem foi condenado a mais