Assaltos em condomínios de SP triplicam e polícia desarticula quadrilha especializada

Assaltos em condomínios de SP triplicam e polícia desarticula quadrilha especializada

O número de assaltos a condomínios residenciais em São Paulo registrou crescimento alarmante em 2025, com 12 ocorrências contabilizadas apenas até agosto, segundo levantamento da TV Globo. O total supera a soma dos registros de 2024, 2023 e 2022, que juntos somaram nove casos.

Enquanto dados da Secretaria da Segurança Pública apontam queda de 17% nos roubos a residências em geral no primeiro semestre, especialistas alertam que as ações contra condomínios seguem em alta. O advogado criminalista e ex-delegado do Deic, Clóvis Ferreira de Araújo, explica que grupos criminosos migraram de modalidades como roubos a bancos e sequestros para ataques a prédios residenciais, considerados mais vulneráveis.

Entre as estratégias identificadas, está a entrada pelas garagens, geralmente menos vigiadas, e a clonagem de controles remotos. Foi assim que agia uma quadrilha desarticulada pela Polícia Civil no último dia 8 de agosto, suspeita de pelo menos sete roubos na Zona Sul. Um manobrista de academia é investigado por clonar dispositivos de acesso enquanto clientes treinavam.

Na mesma operação, 12 suspeitos foram presos e dois adolescentes apreendidos no Sacomã, onde o grupo planejava novo ataque. As investigações indicam divisão de tarefas entre os integrantes, com ações registradas em vias como Alameda dos Anapurus e avenidas Sabiá e Aratãs, em Moema.

Entre os crimes, destaca-se a invasão de um prédio no dia 5 de agosto, quando dois homens, utilizando controle clonado, entraram pela garagem e renderam um morador de 63 anos dentro do apartamento, onde também estava seu pai, de 95 anos, acamado. Em outra ação, no dia 2, cerca de 15 criminosos armados invadiram um condomínio na mesma rua e roubaram diversos apartamentos.

A atuação criminosa não se limita a Moema. No dia 8, a Polícia Militar frustrou tentativa de arrastão a um prédio no bairro Paraíso, após moradores acionarem as autoridades. Um suspeito foi preso e um adolescente apreendido, com um controle clonado em posse.

Para o advogado Clóvis Ferreira de Araújo, investir em tecnologia é fundamental para conter essas ações. Ele destaca o uso de biometria facial, cadastramento de prestadores de serviço e reforço da vigilância em garagens, com câmeras e leitores de placas, como medidas eficazes para dificultar a entrada de invasores.


Piauí Folha

Talvez te interessem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


© Copyright Meu Portal de Notícias 2022. Todos os direitos reservados.