Zeca Baleiro homenageia Leminski em música inédita

Em junho de 1989, Zeca Baleiro fez a música Bashô para celebrar o poeta curitibano Paulo Leminski, que havia morrido uma semana antes. O cantor de Arari, no Maranhão, chegou a gravar a composição com o objetivo de incluí-la em seu primeiro álbum, Por onde andará Stephen Fry, de 1997. Bashô, porém, acabou não entrando no disco e nunca veio a público.

Na edição deste mês, a piauí publica a letra da canção, junto de um artigo em que o músico de 59 anos explica a importância de Leminski para a geração dos nascidos na década de 1960. Baleiro também canta Bashô num vídeo que o site da revista divulga com exclusividade. Leminski é o homenageado da 23ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que ocorre entre os dias 30 de julho e 3 de agosto. 

“Meteoro miscigenado, lançado dos céus até Curitiba em 1944, Leminski – que tinha sangue polonês, indígena, negro e português – foi mais que poeta, letrista, biógrafo e tradutor. Foi principalmente um guru rock’n’roll. E o toque de mestre que deixou é tão importante quanto sua obra literária: o de que é possível ser culto e ligeiro, rigoroso e simples, profundo e pop, tudo ao mesmo tempo”, escreve o cantor maranhense.

Baleiro afirma que, na juventude, graças às traduções do curitibano, pôde ler escritores pouco conhecidos no Brasil da década de 1980, a exemplo do japonês Yukio Mishima, do americano John Fante e do francês Alfred Jarry. O músico destaca, ainda, o impacto das biografias que o poeta produziu, como as de Jesus Cristo, Leon Trótski e Matsuo Bashô, um dos precursores do haicai.

“Vejo Leminski de um modo curioso. Acho que ele foi, à sua maneira errática, um missionário, um ser dotado de loucura santa, a loucura insaciável da criação, a espalhar manifestos de amor e sabedoria”, observa Baleiro.

Assinantes da revista podem ler a íntegra do texto e ver o vídeo de Zeca Baleiro neste link.



Piauí Folha

Talvez te interessem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


© Copyright Meu Portal de Notícias 2022. Todos os direitos reservados.